25 dezembro 2008

MEC desativa 1.337 centros de ensino à distância

Trecho da matéria publicada em 18/11/2008 às 01h02m

O Globo

"RIO - O Ministério da Educação (MEC) determinou a desativação de 1.337 centros de educação à distância no país, com a suspensão de vestibulares ou redução de novas vagas, e prazo de um ano para que as universidades promovam melhorias, sob ameaça de descredenciamento. As medidas atingem quatro instituições de ensino que, juntas, concentram 54,7% dos 760.599 alunos de graduação à distância no Brasil, como mostra matéria de Demétrio Weber publicada nesta terça-feira no jornal O Globo.

São elas: Universidade do Norte do Paraná (Unopar), Universidade Estadual de Tocantins (Unitins), Faculdade Educacional da Lapa (Fael, no Paraná) e Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi, em Santa Catarina). As quatro instituições foram as primeiras submetidas a um pente-fino do MEC, por terem um grande número de alunos e serem alvo de denúncias de irregularidades e falhas de conteúdo e de avaliação."


Nota da Redação do jornal O GLOBO do dia 19/11

Universidade explica:

"O título da reportagem “MEC desativa 1337 centros de ensino à distância” (18/11) confundiu o leitor ao incluir a Universidade Norte do Paraná (Unopar) entre as instituições que tiveram pólos desativados e vestibulares suspensos. Não é o nosso caso. Pelo contrário, somos a única das instituições citadas autorizada a realizar processo seletivo ainda este ano. A universidade não teve redução de vagas para os vestibulares de dezembro e janeiro: serão 35 mil vagas. A confusão é que outras 15 mil vagas, previstas para o vestibular de julho de 2009, ainda não foram autorizadas. A Unopar foi a primeira a assumir compromisso com a Secretaria de Educação à Distância para implementar no país um novo padrão de qualidade no setor.
Marco Antônio Laffranchi
Chanceler da Unopar (por e-mail, 18/11)
Londrina, PR

Marco Antonio e Elisabeth Laffranchi

Nota da Redação:


"(...) Das Quatro instituições avaliadas pelo governo, a Unopar foi a única que não teve posto de ensino fechado."


Melhorias para o próximo ano

Essa avaliação do Mec com as maiores instituições de ensino a distância do Brasil só veio confirmar o compromisso da UNOPAR com um ensino de qualidade. Nenhum pólo da UNOPAR foi desativado, nossos Pólos estão devidamente credenciados e nosso vestibular não foi suspenso. Para o próximo semestre virão melhorias na estrutura física do Pólo Goiânia, no material didático e na forma de avaliação das disciplinas dos cursos superiores em tecnologia, bacharelado e licenciatura oferecidos pela Unopar Virtual em Goiânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário